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Fazendo o marketing funcionar em sua pequena empresa

Você não precisa ser um cientista de foguetes para ser um bom profissional de marketing. Mas também não há uma bala de prata ou uma solução única para todos. Cada empresa de pequeno porte é diferente – o plano de marketing e as táticas para um corretor de hipoteca são totalmente diferentes dos de um revendedor de computadores. No entanto, o processo de construção de um plano, aderindo a ele e aplicando o tempo e os recursos necessários é o segredo comum para o sucesso no marketing.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a ser brilhante em marketing:

  • Obtenha o know-how. Sabendo chapéu não fazer quando se trata de marketing é tão importante quanto saber o que fazer . Vamos ser sinceros, o mundo obscuro do marketing pode ser difícil de navegar. Portanto, adquira o conhecimento completo antes de começar a construir esse site em flash.

  • Coloque seus clientes em primeiro lugar. Entender quem são seus clientes, o que os faz funcionar e o que eles realmente querem e valorizam, e, é claro, ficar em contato com eles por muito tempo após a venda, coloca você à frente da concorrência.

  • Conheça o seu mercado alvo. ‘Quem está respirando’ não é um mercado-alvo! Direcionar suas atividades de marketing de maneira justa e direta às pessoas que precisam e desejam seu serviço ou produto é o segredo para criar consultas de qualidade e obter perspectivas de abrir sua carteira.

  • Entenda que marketing não é publicidade. Não cometa o erro de pensar que publicidade e sites são as duas únicas maneiras de atrair mais negócios. Você pode comercializar sua pequena empresa literalmente de centenas de maneiras, por isso vale a pena saber o que elas são e, em seguida, eliminar aquelas que não funcionarão ou que você não pode pagar, antecipadamente.

  • Defina metas e metas de vendas. Marketing é realmente um jogo de números. Os esforços de marketing que não atrairão direta ou indiretamente novos negócios não fazem absolutamente sentido. Saiba quais são seus objetivos em termos de receita, despesas, lucro, número de consultas e, claro, número de novas vendas.

  • Conheça os quatro Ps do marketing. Colocar o seu produto, preço, estratégia de posicionamento (distribuição) e estratégia promocional em andamento e trabalhar juntos é crucial para um bom marketing.

Ferramentas essenciais para um bom marketing comercial

Se você está armado com o essencial do marketing, não pode ajudar, mas consegue atrair novas perspectivas e atrair mais negócios. Gaste algum tempo para colocar seu kit de ferramentas de marketing no local e esteja preparado o tempo todo.

Aqui estão alguns itens para incluir no seu kit de ferramentas de marketing:

  • Um plano e um orçamento: é essencial obter um plano que o apoiará nos próximos anos para mantê-lo no caminho certo. Não precisa ser tão espessa quanto Guerra e Paz , mas precisa ser anotada, claramente comunicada à sua equipe e agida dia após dia – mesmo quando os negócios estão em expansão.

  • Um ótimo produto ou serviço: anunciar a sua empresa não faz sentido se os clientes não querem, valorizam ou amam o que você tem a oferecer. Certifique-se de fazer sua pesquisa e ouvir seus clientes antes de enviar seu produto ao mercado.

  • Uma marca profissional: uma marca é muito mais que um logotipo. Abrange tudo o que as pessoas veem, ouvem, pensam e sentem sobre seus negócios. Invista antecipadamente no desenvolvimento de uma marca que se destaque da multidão. Você economizará dinheiro e mágoa a longo prazo.

  • Materiais de marketing poderosos: seu cartão de visita, folhetos de vendas, cartas de vendas, website, sinalização, uniformes e adesivos de carro falam muito sobre o seu negócio. Certifique-se de que pareçam profissionais e atraentes o tempo todo.

  • Um passo de elevador: durante o marketing da sua empresa, você será perguntado milhares de vezes ‘O que você faz?’ Não cometa o erro de entediar a pessoa pobre que fez a pergunta. Garanta sempre um arremesso divertido, interessante e memorável – e seja capaz de entregá-lo no tempo necessário para percorrer alguns andares em um elevador.

  • Um site brilhante: seu site deve atrair atenção e valorizar quem o visita. Use-o como uma ferramenta para manter e manter contato com clientes existentes, bem como para atrair novos clientes. O mundo on-line pode ser muito assustador para muitos proprietários de pequenas empresas, mas, se você não adotá-lo, pode ficar sem negócios.

  • Um banco de dados simples: a espinha dorsal de todo bom marketing é a criação de um banco de dados sólido de clientes passados, presentes e futuros (clientes em potencial), para que você possa manter contato e se comunicar regularmente via boletins eletrônicos, e-mails e telefone.

Idéias inteligentes para comercializar sua pequena empresa

Você não precisa gastar muito dinheiro em marketing. Criatividade e um pouco de bom senso para fazer algo diferente de todos os outros no mercado podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio. Aqui estão apenas algumas centenas de idéias para comercializar seus negócios:

  • Participar de eventos de rede. Não é o que você sabe, mas quem você conhece. Vá lá e conecte-se – encontre e cumprimente. Você nunca pode ter muitos amigos na vida, mesmo que eles não acabem como clientes.

  • Patrocine um evento ou instituição de caridade local. Realmente faz você se sentir bem em apoiar sua comunidade e todos se beneficiam – você, sua equipe, seus clientes, as pessoas que você patrocina e, é claro, a comunidade em geral.

  • Gerencie suas relações públicas. Colocar seu nome nas luzes da TV e do rádio e nos jornais e revistas não é tão difícil quanto você pensa – se você tem uma história que vale a pena contar!

  • Use mídias sociais. Usar sites de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn, produzir seus próprios vídeos para o YouTube ou escrever seu próprio blog são métodos criativos para informar as pessoas sobre você e sua empresa. Continue, divirta-se um pouco.

  • Organize seminários e eventos. Organizar seus próprios eventos e convidar seus melhores clientes e alguns de seus amigos é uma ótima maneira de conhecer pessoas, conectar-se em um nível pessoal e construir relacionamentos profundos.

  • Torne-se um orador público. Se falar não é o seu medo número um após a morte, aprimore suas habilidades e torne-se um orador excelente e divertido. É uma maneira fabulosa de demonstrar sua experiência e gerar novas consultas de negócios do público.

Principais dicas de marketing para empresas com baixo orçamento

A maioria dos proprietários de pequenas empresas, especialmente aqueles que estão começando, não tem muito dinheiro para gastar em marketing. Enquanto o velho ditado – você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro – é verdadeiro, você ainda pode gerar novos negócios sem ter que pagar muito dinheiro. Tente algumas dessas táticas para começar:

  • Concentre-se nas estratégias de marketing de construção de relacionamento, como networking, construção de alianças com outros negócios e telefone para antigos clientes, amigos e pessoas com quem você trabalhou anteriormente.

  • Encontre pessoas preparadas para ajudá-lo com o marketing com base em comissão ou um aluno da universidade que esteja estudando marketing e que possa precisar de alguma experiência prática.

  • Desenvolva um grupo idealizador de marketing com outros proprietários de pequenas empresas com o objetivo de compartilhar idéias de marketing de baixo custo e referir-se mutuamente.

  • Aprimore suas próprias habilidades de marketing on-line e aprenda a usar o Google AdWords, escrever blogs e se vender nos sites de mídia social.

  • Promova seus negócios em diretórios online gratuitos e publique seus artigos em outros sites com links para seu site.