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8 etapas para divulgar seus negócios

Realizar pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é uma parte essencial do desenvolvimento de sua estratégia de mercado. Trata-se de coletar informações que fornecem informações sobre o pensamento de seus clientes, padrões de compra e localização. Além disso, a pesquisa de mercado também pode ajudá-lo a realizar uma previsão de vendas inicial, monitorar as tendências do mercado e acompanhar o que a concorrência está fazendo.

Saiba mais sobre pesquisa de mercado .

Perfile seus mercados-alvo

Tentar promover seu produto ou serviço para todos pode ser caro e ineficaz. Agrupar ou segmentar seus clientes em potencial com base em determinadas características ajudará a concentrar seus esforços de marketing.

Geralmente a segmentação é baseada em fatores como:

  • geografia – localização
  • dados demográficos – idade, sexo, nível de escolaridade, renda, ocupação
  • comportamento – lealdade, atitude, disponibilidade para comprar, taxas de uso
  • estilo de vida – classe social, personalidade, valores pessoais.

Seu mercado-alvo deve ter necessidade de seu produto ou serviço e estar disposto a pagar por sua oferta.Identifique sua proposta de venda exclusiva (USP)

A USP é a única razão pela qual seus clientes compram de você e não de seus concorrentes – é o que faz sua empresa se destacar da multidão. É importante definir o que você faz de maneira diferente e ser capaz de transmitir isso aos clientes em potencial. Geralmente, isso reflete seus conhecimentos ou habilidades especiais.

Seu USP pode estar tendo uma oferta nova ou exclusiva ou fornecendo um serviço excepcional. Comece a desenvolver seu USP respondendo às seguintes perguntas:

  • O que você mais ama nos seus produtos e serviços?
  • Que habilidades ou conhecimentos especiais você tem?
  • O que faz com que seus clientes venham até você em vez de seus concorrentes?
  • Como seus clientes se beneficiam adquirindo seus produtos ou serviços?
  • Quais aspectos você geralmente destaca quando descreve seus negócios para estranhos?

Desenvolva a sua marca comercial

Toda empresa, independentemente do tamanho, provavelmente precisará de uma marca. Uma marca é mais do que um logotipo, cor ou slogan. Uma marca bem articulada se conecta emocionalmente com seus clientes-alvo e transmite quem você é, o que representa e o que pode oferecer.Escolha suas avenidas de marketing

Embora haja muitos disponíveis, considere seu público-alvo ao determinar qual usar.

As opções incluem um site de negócios, mídias sociais, blogs, brochuras e folhetos, eventos de networking, publicidade impressa, propaganda boca a boca, chamadas a frio e envio de cartas.Defina suas metas e orçamento

Os objetivos de marketing ajudarão você a definir o que você deseja alcançar através de suas atividades de marketing. Seus objetivos devem ser SMART: s ESPECÍFICOS, estou ensurável, um ttainable, r Elevant e t -based ime.

Você também precisará alocar um orçamento para suas atividades de marketing. Seu orçamento de marketing precisará incluir elementos como:

  • desenvolvimento e manutenção de sites
  • estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa
  • design de marca
  • impressão de material promocional (cartões de visita, brochuras, sinalização etc.)
  • publicidade
  • doações e patrocínios
  • empregar funcionários para realizar atividades de marketing.

DICA: Como regra geral, você deve gastar entre três e cinco por cento do seu faturamento anual real ou esperado em marketing. Se sua empresa for nova, talvez seja necessário alocar mais fundos inicialmente para criar seu perfil comercial.

Saiba mais sobre o desenvolvimento de um plano de marketing .

Alimente seus clientes fiéis

Seus clientes são a chave do seu sucesso, por isso é importante cuidar deles e incentivar a lealdade. A prestação de um serviço excepcional ao cliente pode fazer com que as pessoas voltem e o diferenciem de seus concorrentes.

As estratégias para criar lealdade nos clientes incluem:

  • comunicando-se regularmente com os clientes por meio de mídias sociais, blogs ou e-news
  • fornecendo acompanhamento pós-venda
  • cumprindo suas promessas
  • indo além e fornecendo benefícios que excedem as expectativas iniciais
  • usando feedback e reclamações como uma oportunidade para melhorar os serviços
  • ouvindo clientes
  • treinamento de equipe em atendimento ao cliente e processos básicos de vendas.

Monitorar e revisar

É importante monitorar e revisar regularmente suas atividades de marketing para determinar se estão atingindo o resultado desejado, como aumento de vendas. Inicialmente, você deve revisar seu plano de marketing a cada três meses para garantir que suas atividades apóiem ​​sua estratégia. Depois que sua empresa se tornar mais estabelecida, analise seu plano quando você introduzir um novo produto ou serviço, se um novo concorrente entrar no mercado ou se surgir um problema que afeta seu setor.

As atividades de monitoramento podem incluir a revisão regular de seus números de vendas (mensalmente) ou o monitoramento da atividade do cliente durante uma campanha publicitária. Você também pode acessar e revisar ferramentas analíticas gratuitas para determinar a eficácia de suas mídias sociais ou campanhas no site.