Por que você deve evitar deixar seus filhos verem desenhos animados?

Você já deve ter reparado como o seu filho pode ficar super concentrado e quieto vendo um desenho animado. Mas saiba que esses minutos de paz podem até afetar no desenvolvimento do seu filho! Quem tem um pequeno em casa precisa estar atento aos perigos da televisão e para entender melhor, leia o texto a seguir e saiba o porquê você deve evitar deixar seus filhos verem desenhos animados:

Sedentarismo

O primeiro ponto a ser levado em consideração é o sedentarismo. Com tanta coisa a se assistir e a alimentação ruim ficando cada vez mais acessível, pesquisas apontam um alto índice de obesidade entre as crianças de hoje.

Quando você permite que seu filho passe o dia inteiro diante da televisão, você está moldando um futuro sedentário. A criança precisa de atividades diferentes e que proporcionem o gasto de energia.

Insônia

Qualquer atividade, se praticada com exagero, pode acabar sendo prejudicial. Assistir televisão é uma atividade comum para nós, o prolema é quando não colocamos horários para os nossos pequenos.

Deve-se organizar a rotina da criança, levando em conta a hora das refeições, a hora de estudar, a hora de brincar ou assistir televisão. Assim, as atividades agitadas não interferem no sono.

Problemas de visão

Passar o dia encarando a luz da televisão não pode ter apenas aspectos positivos. As crianças estão desenvolvendo problemas de visão cada vez mais cedo, isto devido ao contato diário com aparelhos tecnológicos.

Você não pode evitar que o seu filho esteja em contato com esses aparelhos, principalmente porque os desenhos animados são muito atrativos. O que você pode e deve fazer é posicionar o sofá, poltrona ou lugar de costume do seu filho assistir televisão a fim de manter a distância perfeita entre ele e a telinha.

Desenhos inadequados

Este aspecto deve ser muito bem supervisionado pelos pais. Cada desenho é direcionado para uma faxa etária específica e muitos pais erram ao pensar que por se tratar de uma animação, serve para todo o público.

Você pode selecionar os desenhos que passam mensagens positivas, que não fazem apologia a violência ou possuem vocabulário inadequado para o seu pequeno. Fique atento!

Desenvolvimento motor

Quando assiste aos desenhos animados, a criança costuma ficar parada doando toda a sua atenção para a telinha. Claro que os desenhos podem estimular a imaginação dos pequeninos, mas também os mantêm parados por muito tempo.

Isto pode acabar atrasando o desenvolvimento do seu filho e para evitar que esse problema ocorra, estimule alguma atividade ou passeio depois do horário de assistir TV.